De acordo com a Climatempo, esse cenário é causado devido a um ciclone em alto mar. A ventania começou logo nas primeiras horas do dia no Litoral, onde o vento pode chegar a até 90 km/h. À tarde, as rajadas devem avançar para as demais áreas do Estado, chegando a até 70 km/h.
Existe a possibilidade de destelhamento, queda de galhos e árvores, além de corte de energia.
Ainda segundo a Climatempo, regiões como o Litoral, o Sul, a Serra, a Região Metropolitana, o Vale do Caí, a Região Central e o Norte podem ter chuva fraca a partir da segunda metade do dia. Na Campanha, pode garoar ao longo do dia.
O vento deve ampliar a sensação de frio no Rio Grande do Sul. A temperatura mínima ocorreu no Sul com 3°C. A temperatura máxima, 27°C, está prevista para ocorrer no Norte. No Vale do Caí, os termômetros oscilam entre 14°C e 24°C.
As temperaturas vão seguir mais baixas na quinta-feira (20). Existe a possibilidade de geada em parte da Campanha e em pontos mais altos da Serra. A mínima deve ser registrada pelos termômetros de São José dos Ausentes, na Serra com 0°C. Já a máxima, 24°C, vai ser registrada em cidades da Região Central e Noroeste. No Vale do Caí, a variação térmica fica entre 8°C e 21°C, sem previsão de chuva.
Fonte: Climatempo