A Bergamota Montenegrina será celebrada com uma grande festa na localidade de Campo do Meio, o berço dessa espécie de citros. A XVI edição da Festa da Bergamota Montenegrina, que acontece de 22 a 24 de julho, no ginásio da comunidade, contará com exposição de frutas, culto festivo, reunião dançante, Abertura da Safra, entre outras atividades.
Na última semana, um dos organizadores do evento, Célio Norberto Kettermann, esteve na Prefeitura para fazer um convite especial à Administração Municipal. Ele entregou ao prefeito Gustavo Zanatta a programação do evento, que tem realização, também, da Prefeitura de Montenegro.
Um dos pontos altos da festa, além da exposição das frutas, é a programação de abertura da safra de citros, que inicia às 10h, na segunda-feira (24). Depois da solenidade, ocorrerá a tradicional visita a um pomar para a colheita de frutas que serão degustadas no local.
Logo após, haverá a continuidade da Festa da Bergamota, com um almoço vendido a R$ 50,00. Reservas podem ser feitas pelo telefone (51) 99741-9683. A realização da Abertura da Safra é do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Montenegro, com apoio da Fetag-RS, Biocitrus, Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, Emater, Ecocitrus, Grupos Organizados do Lar, Associação de Fruticultores de Montenegro e Associação de Produtores Rurais de Campo do Meio e Região.
O patrocínio é do Sicredi. Já a Festa da Bergamota é realizada pela Comunidade Evangélica de Campo do Meio, Citruscampo, Emater e Prefeitura de Montenegro, com apoio do Sicredi e Comauto.
Programação
Dia 22/07
Das 8h às 12h – Recebimento das amostras de citros para a exposição, no Centro Cultural e Esportivo da Comunidade Evangélica de Campo do Meio.
Dia 23/07
9h30 – Culto Festivo
10h30 – Abertura Oficial da XVI Festa da Bergamota Montenegrina
11h30 – Almoço
14h – Início da Reunião Dançante (Animação: Champion e Munich)
Dia 24/07
12h – Almoço
14h – Entrega da Premiação e Brindes aos Citricultores