Todos os anos, o escritório da Emater de Montenegro apresenta, para a Administração Municipal, um relatório com números e dados do que foi desenvolvido no ano anterior nas comunidades rurais.
Costumeiramente, os integrantes da Emater vão até o gabinete do prefeito para fazer a entrega dos documentos. Na manhã desta quinta-feira (14), a dinâmica foi outra: o prefeito Gustavo Zanatta é que foi até o escritório da empresa pública para receber o relatório.
“É a primeira vez que um prefeito vem até aqui para receber a nossa prestação de contas”, destacou o chefe do escritório da Emater de Montenegro, Everaldo Vinício da Silva.
Ao lado de uma parte da equipe, ele recebeu o chefe do Executivo local e o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ernesto Kasper, para apresentarem os resultados de 2020 e as projeções para os próximos doze meses.
Além de Everaldo, o veterinário Gustavo Krahl e a agrônoma Luísa Leupolt Campos mostraram os números. No total, foram realizados 2.658 atendimentos, beneficiando 443 famílias.
Houve 449 visitas e em torno de 1.800 consultas técnicas foram atendidas. Os indicadores são considerados bons, tendo em vista que se tratou de um ano atípico em virtude da pandemia de Covid-19.
“O impacto da pandemia também atingiu os valores do crédito rural”, enfatiza Everaldo. Em 2019, foram investidos R$ 11,5 milhões. No ano passado, o valor do crédito rural ficou em R$ 8,6 milhões, mostrando que a pandemia, de fato, afetou o setor.
Segundo Everaldo, o ponto positivo é que esse valor está inserido na economia do município. Os representantes da Emater também detalharam o trabalho que vem sendo feito nas áreas da piscicultura, bovinocultura, segurança e soberania alimentar, acesso a políticas públicas, entre outras áreas.
Projeções para 2021
A Emater também entregou aos representantes do Poder Executivo um planejamento pata 2021. O chefe do escritório destaca que a entidade possui cinco prioridades para o ano que iniciou, algumas que inclusive se repetem: agroindústria, bovinocultura, organização rural, piscicultura e segurança e soberania familiar.
De acordo com o prefeito, o trabalho da Emater em Montenegro é de extrema importância para a orientação correta dos produtores locais. “Tudo que é para o bem das pessoas nós vamos apoiar”, destaca
Gustavo. No encontro, também foi servido um café da manhã com produtos oriundos da agricultura familiar do município.
Informações e foto: Acom