A Universidade de Santa Cruz do Sul quer renovar a parceria estabelecida com o município. A instituição de ensino protocolou na Prefeitura um pedido para o asfaltamento do estacionamento da unidade de Montenegro.
Em troca, ofereceria bolsas de estudo aos estudantes, seguindo um modelo iniciado desde a inauguração. A Lei 4.800, de 2007, autorizou o município a firmar termo de concessão real de uso e convênio com a UNISC no valor de R$ 1,2 milhão, além de abertura de crédito especial para mais R$ 400 mil.
O montante seria devolvido pela Universidade aos cofres públicos através de serviços e bolsas de estudo, em um prazo de 12 anos. Em agosto de 2020, o valor concedido através das bolsas de estudo foi quitado.
Mesmo assim, os descontos nas mensalidades ainda foram mantidos até dezembro, quando houve a suspensão. A partir de janeiro deste ano, portanto, os estudantes passaram a pagar as mensalidades integralmente.
Na manhã desta sexta-feira (8) as estudantes Daiani Kuhn de Vargas e Halline Willers, que cursam Ciências Contábeis no campus local da UNISC, estiveram reunidas com o prefeito Gustavo Zanatta no gabinete, preocupadas com a situação.
Participaram ainda do encontro o vereador Talis Ferreira (Progressistas), a secretária municipal de Educação, Ciglia Silveira, a assessora da pasta, Riviane Bühler da Rosa, e o diretor de Educação, Tiago de Vargas.
Zanatta garantiu às estudantes que é de interesse do município estabelecer novas parcerias com a UNISC e que isso deve ser viabilizado em breve. A Administração Municipal e a coordenação do campus devem se reunir nos próximos dias para alinhavar um acordo, que dependerá do aval da Câmara de Vereadores.
O governo precisa analisar os custos da obra para que a contrapartida em bolsas de estudos alcance o maior número possível de estudantes.
Informações: Acom