Estimular as crianças desde o momento da gestação da mãe até os primeiros anos de vida, na chamada Primeira Infância, ajuda na formação e no desenvolvimento do seu potencial.
Para chamar atenção sobre esta etapa da vida, foi lançada uma iniciativa inédita pelo Ministério da Cidadania: o “Mês da Primeira Infância”. O prefeito e o vice de Montenegro, Gustavo Zanatta e Cristiano Braatz, estavam entre os cerca de 100 convidados de todo o país que participaram do evento, em Brasília, nesta segunda-feira (2).
Durante as próximas semanas, serão promovidos diálogos, atividades e debates sobre a importância da Primeira Infância com representantes da sociedade civil e do governo.
Em Montenegro, a programação deve ser divulgada nos próximos dias. A organização está a cargo da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania.
Na viagem à capital federal, o prefeito Zanatta também busca informações para habilitar Montenegro ao Criança Feliz, onde as famílias recebem, em casa, orientações de promoção ao desenvolvimento infantil.
É o maior programa de visitação domiciliar do mundo voltado à Primeira Infância, e é considerado uma das seis iniciativas mais inovadoras no enfrentamento aos desafios globais da educação.
Já está presente em 2.902 municípios brasileiros. Zanatta afirma que, no evento em Brasília, pode acompanhar o debate sobre a importância de estimular o desenvolvimento dos indivíduos na primeira fase da vida, com atenção a gestantes e crianças de até seis anos.
“Desenvolvimento social é pauta imprescindível e vamos, cada vez mais, evoluir neste sentido na nossa Montenegro”, promete. Ele agradece pela recepção à deputada federal Paula Belmonte, coordenadora da Comissão Externa de Políticas Públicas para a Primeira Infância da Câmara, e a Luciana Siqueira Lira de Miranda, secretária Nacional de Atenção à Primeira Infância.
Informações: Acom