A maioria dos municípios ficam no Vale do Rio Pardo e na Região Central. Durante as primeiras horas do dia, regiões como a Fronteira Oeste, a Região Central e a Campanha registraram geada. A Climatempo chama atenção, ainda, para a possibilidade de chuva congelada na Serra. Também há previsão de instabilidade no Norte e no Noroeste.
Destaca-se a baixa temperatura ao longo do dia pelo Rio Grande do Sul, não apenas no amanhecer, como já ocorreu na segunda-feira (12). Na terça, a temperatura máxima no Estado, 17°C, está prevista para o Sul. No Vale do Caí, os termômetros variam entre 2°C e 14°C.
O frio intenso é causado pela alta pressão atmosférica, junto de uma massa de ar polar, que segue inibindo a formação de nuvens de chuva sobre boa parte do Rio Grande do Sul. Há, ainda, previsão de ressaca do mar em toda a costa gaúcha, com ondas do mar de 2,5 metros de altura.
Na quarta-feira (14), a perspectiva é de que a chuva prevaleça na Serra durante todo o dia, podendo acumular altos volumes, assim como no Vale do Caí. Ainda deve predominar geada durante a manhã na Fronteira Oeste e no Noroeste. Mais uma vez, a previsão é de que o Estado registre mínimas negativas.
Está previsto -1°C em Caçapava do Sul, na Região Central, e em Pedras Altas, no Sul. Já a máxima está prevista para o Sul, com 18ºC. No Vale do Caí o dia será chuvoso e a variação térmica fica entre 9°C e 15°C.
Fonte: Climatempo