20 de abril é o 110.º dia do ano no calendário gregoriano (111.º em anos bissextos). Faltam 255 para acabar o ano.
1233 — O Papa Gregório IX edita a bula Licet ad capiendos, que marca o início da Inquisição: instituição jurídica da Igreja Católica Romana com o objetivo de combater as heresias.
1534 — Jacques Cartier começa sua primeira viagem ao que é hoje a costa leste do Canadá, a ilha da Terra Nova e o Labrador.
1657 — A liberdade de religião é concedida aos judeus de Nova Amsterdã (mais tarde Nova Iorque).
1898 — O presidente dos Estados Unidos, William McKinley, assina uma resolução conjunta com o Congresso para a declaração de guerra contra a Espanha, dando início à Guerra Hispano-Americana.
1902 — Pierre e Marie Curie anunciam o refino do cloreto de rádio, sem no entanto o purificarem até obter o elemento isolado (embora eles acreditassem tê-lo feito).
1910 — Fundação da Congregação Cristã no Brasil.
1914 — Dezenove homens, mulheres e crianças morrem no Massacre de Ludlow durante uma greve de mineiros no Colorado.
1946 — A Sociedade das Nações é oficialmente dissolvida, transferindo a maior parte de seu poder para a Organização das Nações Unidas.
1972 — Apollo 16, comandada por John Young, pousa na Lua.
1992 — Acontece o “The Freddie Mercury Tribute Concert”, um show no estádio de Wembley com diversos artistas mundialmente famosos, que tocaram músicas do Queen em homenagem a Bulsara.
1999 — Massacre na Columbine High School: Eric Harris e Dylan Klebold abrem fogo dentro da escola. Treze pessoas morrem e 21 ficam feridas. Após os tiroteios, ambos suicidam-se antes da SWAT entrar no colégio.
2012 — Cento e vinte e sete pessoas morrem quando um avião cai em uma área residencial perto do Aeroporto Internacional Benazir Bhutto, em Islamabad, Paquistão.
2022 – Mano Menezes é apresentado como técnico do Internacional RS
Nascimentos:
1889 — Adolf Hitler, militar e político alemão (m. 1945).
1939 — José Mendes, ator, cantor, violonista e compositor (m. 1974).
1972 – Carmen Electra, modelo e atriz norte-americana.
1990 – DJ PV, produtor musical e compositor brasileiro.
Mortes:
2018 — Avicii, DJ, remixer e produtor musical sueco (n. 1989).
Datas comemorativas:
Dia do Disco de vinil
Dia do Diplomata