Como ja é tradição, milhões de brasileiros irão às compras nesta semana em busca de completar uma missão muito importante: o presente de Dia das Mães. Uma pesquisa recente apontou que aproximadamente 128 milhões de pessoas pretendem presentear alguém na data, que deve movimentar mais de R$ 40 bilhões, um aumento de quase 22% ano contra ano.
Engana-se quem pensa que as mães serão as únicas presenteadas neste final de semana. Esposas, sogras e até avós devem receber seus devidos mimos. Em média, as pessoas pretendem comprar 2 presentes, com um ticket médio de R$ 314,00.
👗👠 Roupas, perfumes e cosméticos lideram as expectativas de compra com 42%;
🏬 O varejo físico segue firme e forte e deve o ser o principal local de compra de 74% dos consumidores.
Isso mostra como o brasileiro ainda valoriza muito a experiência de ir à loja escolher o produto, especialmente shoppings. No online, um dado que chama bastante a atenção é sobre o Instagram.
Das pessoas com intenções de comprar algo online, cerca de 20% pretendem utilizar a rede social para isso. Embora o percentual não seja tão elevado quanto aos sites/e-commerces e aplicativos, o Instagram é a plataforma social que lidera em menções sobre a data, com quase 46 mil apenas na última semana de abril.
Já em termos de pesquisa, o Google lidera com 550 mil buscas no último mês. Havan, Magazine Luiza e Boticário são algumas das marcas que mais estão trabalhando para promover seus produtos no digital.
O Boticário, inclusive, teve uma das ações de marketing mais memoráveis de 2023, focando sua mensagem no fato que mais de 60% das mães se sentem sobrecarregadas. Se olhamos para frente, a tendência de não ter filhos pode preocupar o varejo. Pense que, sem ter filhos, mulheres não viram mães — muito menos ganham presentes nessa data.
Inclusive, 53% das pessoas acreditam que as empresas deveriam abordar o fato que muitas mulheres não desejam ter filhos. Até porque, atualmente, quase 40% das mulheres dizem não terem o desejo de virarem mães.
Consequência disso é que a taxa de fecundidade no Brasil já está em cerca de 1,60 por mãe, ou seja, menos de 2 filhos por casal — sinal de decrescimento futuro da população. A saída para o varejo podem ser as mães de pets… Segundo relatório, 62% das donas de animais de estimação foram presenteadas na data no ano passado.
Os números não mentem. O Brasil é o 3º país com maior faturamento no setor pet, alcançando R$ 47 bilhões em 2023 — são quase 140 milhões de animais de estimação.
Alô, Serasa? 📞
Segundo a pesquisa, 77% dos compradores estão com o nome sujo, 32% estão com contas atrasadas, e 26% dizem gastar mais do que podem para poder presentear no Dia das Mães.
O dia das mães pelo mundo
Nos Estados Unidos, o Dia das Mães deve movimentar US$ 33,5 bilhões este ano, uma redução de 6,16% em relação ao recorde de US$ 35,7 bilhões obtido em 2023.
Do outro lado do mundo, os australianos planejam gastar quase 1 bilhão de dólares australianos na data, um crescimento de 7,5% na comparação ano a ano.
No Reino Unido, apesar das pressões econômicas, os britânicos devem movimentar 1,7 bilhão de libras para o Dia das Mães este ano, um aumento de 1,1% ano contra ano.