1143 — Realiza-se em Zamora (Leão) a conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei Afonso VII de Leão e Castela a independência de Portugal.
1450 — Luís IX da Baviera expulsa os judeus de sua jurisdição.
1582 — Em resultado da entrada em vigor do calendário gregoriano este dia seguinte ao dia 4 de outubro passou a ser dia 15 de outubro. Os 10 dias entre 5 e 14 de outubro foram suprimidos de acordo com a bulaInter gravissimas do papa Gregório XIII e a Lei dos 10 dias de Filipe I que determinava a execução da reforma do calendário.
1768 — O Marquês de Pombal obriga, por decreto, os nobres portugueses antissemitas que tivessem filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas.
1789 — Revolução Francesa: a Marcha das Mulheres em Versalhes efetivamente encerra a autoridade real.
1821 — Expulsão dos exércitos portugueses de Pernambuco, no contexto da Guerra da Independência do Brasil.
1897 — Fim da Guerra de Canudos.
1905 — Os irmãos Wright pilotam o Wright Flyer III em um novo voo recorde mundial de 24 milhas em 39 minutos.
1908 — Independência da Bulgária.
1910 — Em uma revolução em Portugal, a monarquia é derrubada e uma república é declarada.
1938 — Na Alemanha nazista, os passaportes dos judeus são invalidados.
1942 — Substituição do réis pelo cruzeiro como padrão monetário do Brasil.
1943 — Aprovada a lei que substitui o peso paraguaio pelo guarani.
1970 – É fundado o Serviço Público de Radiodifusão (PBS).O Comissário Britânico do Comércio é sequestrado por membros da FLQ, desencadeando a Crise de Outubro no Canadá.
1986 — A história de Mordechai Vanunu no The Sunday Times revela as armas nucleares secretas de Israel.
1988 – Promulgada a nova Constituição do Brasil. Os territórios do Amapá e Roraima são elevados à categoria de estado. O estado do Tocantins é criado com o desmembramento do norte de Goiás.
1991 – Linus Torvalds anuncia a primeira versão oficial do sistema operacional Linux.. Inauguração da atual sede do Jardim Botânico de Curitiba, na capital paranaense.
2017 — Homem ateia fogo em creche e em seu próprio corpo no município brasileiro de Janaúba, em Minas Gerais, deixando cerca de dezenas de feridos e mortos; dentre estes o suicida, crianças e a professora Heley de Abreu Silva Batista, que ficou conhecida por ter salvo várias crianças.