1487 — Elizabeth de York é coroada Rainha da Inglaterra.
1783 — Guerra Revolucionária Americana: as últimas tropas britânicas deixam a cidade de Nova York três meses após a assinatura do Tratado de Paris.
1867- O químico Alfred Nobel inventa a dinamite.
1875 — O Reino Unido adquire o controle do Canal do Suez, através da compra de 176 602 ações ao Egito.
1889 — O governo britânico entrega uma nota ao governo português protestando pela decisão de Portugal de considerar os territórios entre Angola e Moçambique como dependentes da soberania portuguesa.
1897 — A Espanha concede autonomia política e administrativa a Porto Rico.
1915 — Albert Einstein apresenta as equações de campo da relatividade geral para a Academia de Ciências da Prússia.
1918 — Voivodina, antiga terra da coroa austro-húngara, proclama sua separação da Áustria-Hungria para se juntar ao Reino da Sérvia.
1925 — Em Portugal é extinto o Ministério do Trabalho.
1926- O italiano Benito Mussolini fecha jornais antifascistas e estabelece a pena de morte na Itália.
1936 — Em Berlim, Alemanha e Japão assinam o Pacto Anticomintern, concordando em consultar medidas “para salvaguardar seus interesses comuns” no caso de um ataque não provocado da União Soviética contra qualquer nação. O pacto é renovado no mesmo dia, cinco anos depois, com signatários adicionais.
1940 – Segunda Guerra Mundial: O navio Patria explode e afunda-se no porto de Haifa, Palestina, na sequência de uma sabotagem efetuada por vários membros da organização sionista Irgun Zvai Leumi para impedir que seja utilizado pelos britânicos para deportar judeus palestinianos.
1941 — Segunda Guerra Mundial: a Croácia adere ao Pacto Anticomintern. A Dinamarca é forçada a assiná-lo.
1943 — Segunda Guerra Mundial: aprovação pelo comando supremo aliado do plano da Operação Shingle que prevê um desembarque no setor de Anzio, de detrás das linhas alemãs.
1947 — A Nova Zelândia ratifica o Estatuto de Westminster e, portanto, torna-se independente do controle legislativo do Reino Unido.
1952 — A peça de mistério e assassinato de Agatha Christie, The Mousetrap, estreia em Londres após uma estreia em Nottingham, Reino Unido. Ao longo dos anos se tornará a peça há mais tempo encenada na história do teatro.
1954- O partido social-democrata lança a candidatura de Juscelino Kubitschek para a presidência da república.
1958 — O Sudão Francês ganha autonomia como membro autônomo da Comunidade Francesa.
1964- O 4º Salão do automóvel comemora a marca de um milhão de veículos produzidos no Brasil.
1970- A Câmara dos Deputados autoriza a cremação dos cadáveres dos que manifestassem expressamente essa vontade.
1974 — Assinatura, em Argel, entre Portugal e o MLSTP, de um acordo para a independência de São Tomé e Príncipe.
1975 – Suriname ganha Independência do Reino dos Países Baixos.
1975 – Em Portugal, Golpe de 25 de Novembro de 1975, uma tentativa de golpe militar, e subsequente contra-golpe, que põe fim ao PREC.
1975- A redação tornou-se obrigatória nas provas de vestibulares.
1978 – Nasce Taís Araújo, atriz brasileira.
1984 — Trinta e seis músicos de ponta se reúnem em um estúdio de Notting Hill e gravam “Do They Know It’s Christmas?”, da Band Aid, a fim de arrecadar dinheiro para o alívio da fome na Etiópia.
1986 — Caso Irã-Contras: o procurador-geral dos Estados Unidos, Edwin Meese, anuncia que os lucros das vendas de armas secretas ao Irã foram desviados ilegalmente para os rebeldes anticomunistas Contras na Nicarágua.
1992 — A Assembleia Federal da Tchecoslováquia vota pela divisão do país em República Tcheca e Eslováquia, a partir de 1º de janeiro de 1993.
1998 — A Corte dos Lordes de Londres anulou a decisão que reconhecia a imunidade do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, acusado de crimes durante a ditadura militar no país.
1999 — Um garoto cubano de 5 anos, Elián González, é resgatado por pescadores enquanto flutuava em uma câmara de pneu na costa da Flórida.
1999- A ONU oficializa o dia internacional da não violência contra as mulheres, para lembrar o assassinato das irmãs Mirabal.
2008 — O ciclone Nisha atinge o norte do Sri Lanka, matando 15 pessoas e desabrigando outras 90 000, enquanto ataca a região com a maior precipitação em nove décadas.
2008- A banda Guns n’ Roses lança o álbum Chinese Democracy, um dos álbuns mais esperados da história do Rock.
2012 — Sebastian Vettel conquista o tricampeonato mundial de Fórmula-1.
2016 – Morre Fidel Castro, político cubano (n. 1926).
2020 – Diego Maradona, futebolista e treinador de futebol argentino (n. 1960).
2019 — Várias centenas de diamantes e joias, com valor estimado em mais de um bilhão de euros, são roubadas de um museu em Dresden, Alemanha.
2022 – Qatar perde para o Senegal, por 3×1, e é eliminado da Copa do Mundo, disputada no Qatar
2022 – Holanda e Equador empatam em 1×1 pela Copa do Mundo
2022 – País de Gales perde para Irã por 2×0 na Copa do Mundo
2022 – Neste dia foi comemorado a Black Friday, em que geralmente comerciantes oferecem descontos bem generosos para atrair mais vendas
Datas importantes:
Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Aniversário do município de Guapimirim, no Rio de Janeiro.
Aniversário do município de Itabi, em Sergipe.
Aniversário dos municípios de Cafelândia e Vera Cruz do Oeste, no Paraná.
Dia da Baiana de Acarajé
Dia do Doador Voluntário de Sangue