No Ar :

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Últimas Notícias:

Invalid or Broken rss link.

Desporto trabalha na implantação de escolinhas desportivas

Trabalhar o esporte com atividades contínuas e no contraturno escolar. Esse é um dos principais objetivos das “Escolinhas Desportivas”, uma ação da Prefeitura de Montenegro, realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) / Diretoria de Desporto, que visa desenvolver a prática em crianças e adolescentes da cidade.

Com a iniciativa, jovens a partir de 6 anos, estudantes das instituições de ensino municipais e estaduais, poderão praticar várias modalidades quando estiverem fora da sala de aula. De acordo com o diretor municipal de Desporto, Odilson Soares, a ideia é que, inicialmente, as modalidades trabalhadas sejam futsal, voleibol, jiu jistu e atletismo. As práticas, em alguns casos, envolverão projetos de fora da Prefeitura, como o “Vôlei Transforma”, do ex-jogador da seleção Gustavo Endres, que atenderá a 100 crianças do município.

Segundo Odilson, além de criar atividades que visam melhorar a qualidade de vida das crianças, a ação marcará o retorno de um dos espaços esportivos mais importantes e que faz parte da história da cidade: o ginásio Domingos dos Santos, o “Domingão”.

A ideia é que todas as ações sejam desenvolvidas dentro dele e nos seus arredores. “Queremos não só incentivar o esporte nos mais jovens, mas devolver esse ginásio tão fundamental para a população”, enfatiza Odilson. O diretor destaca que, com a volta das aulas, haverá reuniões com os professores de Educação Física das escolas para que seja feita uma triagem para captação dos alunos que participarão da iniciativa.

A princípio, a atuação será no contraturno escolar e a ideia é que sejam abertas outras vagas futuramente. Tanto o voleibol, como futsal e atletismo ocorrerão duas vezes por semana. As corridas serão desenvolvidas, segundo Odilson, na pista de caminhada no entorno do lago do Parque Centenário.

Sobre os esportes que envolvem as lutas, além do jiu jjitsu, não está descartada também a escolinha de karatê. “Nossa ideia é oferecer o máximo de oportunidades possíveis para que todos os gostos sejam contemplados”, pondera o diretor.


As Escolinhas, que ainda estão em processo de planejamento pela Diretoria de Desporto, devem começar logo que o ginásio “Domingão” esteja pronto para uso. De acordo com Odilson, neste momento, as obras estão no processo de aprovação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).

Para o diretor municipal, ainda em março o espaço já deve estar aberto para o desenvolvimento da atividade. Segundo Odilson, as “Escolinhas Desportivas” não estão sendo tratadas como um projeto com tempo determinado. Para ele, é uma ação fixa a ser mantida com o passar dos anos.

“Estamos plantando uma semente para que o esporte montenegrino saia ganhando. Nossos estudantes precisam disso”, enfatiza. A valorização do esporte local também se faz necessária, segundo o diretor, pelas consequências da pandemia da Covid-19, que fez com que os pais e os próprios jovens tivessem receio de sair de casa para não contrair o vírus.

“Queremos implantar essa proposta para que Montenegro, novamente, seja referência no esporte, assim como foi em décadas passadas”, salienta.

Informações: Acom Montenegro RS