No fim da tarde desta segunda-feira (7), a Prefeitura de Novo Hamburgo informou que a cadela mutilada pelo próprio dono está bem após passar por cirurgia no Canil Municipal. Conforme Fátima Ferreira, diretora de Controle e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ela é jovem, de porte médio a grande e pesa 21 quilos.
O animal agora está em fase de repouso. “A pessoa que fez isso foi cruel”, avalia Fátima, acrescentando que a cadela levou diversos pontos na região do pescoço, onde teve perfurações. O pior ferimento, segundo ela, foi um corte profundo e extenso na nuca.
A cirurgia durou mais de duas horas. O animal também recebeu soro e medicações. Até que esteja recuperada e apta para ser adotada, a cadela vai permanecer no Canil Municipal, isolada dos demais animais.
Como aconteceu
Nesta segunda-feira, o animal foi atacado pelo próprio dono, de 61 anos, no bairro Roselândia, em Novo Hamburgo. O ato foi denunciado por moradores da região. A Brigada Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente do Município chegaram ao local por volta das 13h30 prenderam o homem em flagrante.
O tutor do animal disse que o cachorro estava com câncer e tinha a intenção de sacrificá-lo. A veterinária do Canil Municipal, no entanto, afirma que não há exames que comprovem essa versão.