Na manhã desta quarta-feira (21), duas importantes atividades marcaram a abertura de uma programação especial dedicada ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção e ao combate às mortes autoinfligidas.
A coordenação é do Serviço de Saúde Mental da Secretaria da Saúde, com apoio do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc).
Uma caminhada no centro de Montenegro reuniu a equipe que trabalha com a saúde mental na rede pública e alguns dos pacientes atendidos.
A chegada foi na Praça Rui Barbosa, onde ocorreu uma roda de conversa com os psicólogos Guilherme Mânica, Alessandra Maciel e Raquel Rieger. O prefeito Gustavo Zanatta também participou da atividade.
De acordo com a coordenadora da saúde mental na rede pública de Montenegro, Aline Massena da Silva, é sempre importante estar atento à saúde mental das pessoas próximas.
“Precisamos cuidar de nós mesmos e ficar atentos aos amigos, parentes. A rede pública tem um acompanhamento muito qualificado e é preciso tratar questões de transtorno mental”, avalia Aline.
Na parte da tarde, a caminhada foi no bairro Timbaúva, com chegada no Telecentro. A programação continua nesta quinta-feira (22). Confira:
Seminário de Prevenção e Combate ao Suicídio
Local: no Espaço Braskem, na Estação da Cultura
Horário: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h
– 8h30: Credenciamento
– 9h: abertura do seminário
– 9h30: palestra – Perspectivas coletivas de cuidado em saúde mental: sobre riscos, viver e morrer, com a psicóloga Jéssica Prudente
– 10h30: mesa redonda com profissionais da rede de apoio de atenção psicossocial
– 12h: intervalo
– 13h30: palestra com a pediatra e psicoterapeuta Ariadene Beatriz Porciúncula
Fonte: ACOM Montenegro