Buscando recuperar obras de seu acervo e fazer com que elas cheguem a novos leitores, a Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira inicia, nesta terça-feira (01), uma campanha que visa a devolução de livros à entidade.
O projeto “O Livro é de Todos” tem o objetivo de conscientizar a população que pegou alguma obra emprestada para que devolva ao setor sem nenhum tipo de multa. De acordo com a diretora da instituição, Maria Terezinha Kraemer Canello, a “Nica”, neste mês, acontecem as comemorações do aniversário do setor.
Em 27 de novembro, a Biblioteca festeja seus 73 anos de história. “Queremos aproveitar para estimular mais pessoas a lerem. Por isso, precisamos da circulação do nosso acervo”, enfatiza. Segundo Nica, o grande problema é que alguns livros que não foram devolvidos são muito procurados, e outros fazem parte de coletâneas.
“Do ‘Diário de Anne Franck’, por exemplo, tínhamos três exemplares, não voltou nenhum até agora”, destaca. Hoje, há pelo menos 100 obras nas mãos de terceiros que já deveriam estar de volta às prateleiras.
A diretora enfatiza que essa é uma campanha de conscientização, por isso, quem for devolver os livros não receberá nenhum tipo de multa ou julgamento. “Sabemos que, muitas vezes, esquecemos de devolver algumas coisas. O importante é que a pessoa traga o livro para que ele chegue a mais gente”, ressalta.
Nica também afirma que a Biblioteca faz busca ativa das obras, ligando e mandando correspondência para os que não devolveram. No entanto, a tentativa tem sido em vão. “Como diz o projeto, os livros são de todos. É importante que eles retornem para que outros tenham acesso”, destaca.
No dia 25 de novembro, às 11h, ocorrerá uma ação do aniversário da instituição na Praça Rui Barbosa, com muitas atividades. Uma delas, segundo Nica, será o recebimento destes livros que não foram entregues dentro do prazo.
Fonte: Acom Montenegro RS