O motivo do calor fora de época, de acordo com os meteorologistas, é a presença de vento quente que vem do interior do Brasil para o Rio Grande do Sul. Além disso, não há registro de ar polar no Estado, o que também facilita o aquecimento.
A máxima prevista, 31°C, ocorre na Região Central, no Noroeste, e no Norte. Já a mínima foi marcada em São José dos Ausentes, na Serra com 6°C. No Vale do Caí, os termômetros variam entre 16°C e 27°C.
Além do calor, pancadas de chuva podem ocorrer em áreas como o Sul, o Litoral Sul e a Campanha devido a uma frente fria que avança combinada com o vento que vem do oceano. De acordo com a Climatempo, não está descartado o risco de temporal nessas regiões.
Na Região Metropolitana e no Vale do Caí, o tempo deve ficar firme, com sol entre nuvens. A umidade relativa do ar na região não está em níveis críticos, explicam os meteorologistas. Atualmente, marca cerca de 60%. A sensação de abafamento na área ocorre devido à baixa circulação de vento.
A tendência é de que a temperatura volte a diminuir no Estado a partir de quarta-feira (28). A mínima, 4°C, ocorre em Pedras Altas, no Sul. Já a máxima, 29°C, está prevista para o Norte. No Vale do Caí, a variação térmica fica entre 14°C e 20°C.
Durante a manhã, deve ter chuva na Fronteira Oeste e na Região Central, mas, ao longo do dia, a instabilidade deve perder força. As pancadas estão previstas para ocorrer, de maneira isolada, no Norte.
Fonte: Climatempo