Faleceu na madrugada de segunda-feira (6), em Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, uma menina de 12 anos que ficou ferida em um incêndio com uma lareira improvisada na casa da família em Lagoa Vermelha.
O acidente aconteceu na noite de sábado (4). Terluize Toson estava internada no setor de cardiologia do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.
A informação da morte foi confirmada pelo hospital e pelo tio da menina. Ela foi diagnosticada com 70% do corpo queimado no incêndio, segundo laudo médico.
Cuidados necessários no uso de lareiras:
**Certifique-se que estejam instalados em locais seguros da casa, distantes de tubulações a gás, cortinas e móveis.
**Não deixe objetos acumulados sobre lareiras ou próximos aos fogões à lenha, em caso de princípio de incêndio estes materiais servirão como combustível e tendem a alimentar as chamas, propagando o fogo.
**Use material próprio para queimar em lareiras ou fogões à lenha, evitando madeira industrializada ou tratada quimicamente.
**Não permita que crianças alimentem lareiras ou fogões à lenha. Além disso, elas devem manter distância de segurança destes locais.
**No caso específico de lareiras, utilize tela metálica com malha entre 2 e 5 mm para evitar que fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima.
**Verifique se a instalação das chaminés está em perfeitas condições e em locais seguros.
**Não coloque lenha em excesso em lareiras e fogões à lenha. Nunca deixe o local sem antes se certificar que o fogo está extinto.
**Sempre mantenha entradas de ar em ambientes com fogo de lareira, fogões e aquecedores. O ar nesses locais precisa ser renovado, evitando risco de morte por intoxicação com monóxido de carbono – CO, ou mesmo por asfixia em razão do consumo de oxigênio do ambiente.
**No caso de aquecedores, somente adquira aparelhos certificados pelo Inmetro. Antes de ligá-los, verifique se não há necessidade de realizar algum reparo ou manutenção dos equipamentos.
**Aquecedores a gás precisam ser aprovados junto ao corpo de bombeiros militar (exceção quando instalados em edificações unifamiliares) e instalados por profissionais com responsabilidade técnica.
**Não coloque roupas, utensílios ou objetos sobre os aquecedores.