De acordo com a Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sul (AERGS), desde o início do ano a análise dos documentos por parte da equipe responsável da Metroplan pelo Programa Passe Livre Estudantil tem demorado muito além dos prazos normais, compreendemos que estamos passando por um período atípico, equipes reduzidas e trabalhos remotos, mas a AERGS fazendo um rápido levantamento constatamos mais de 463 solicitações em análise junto a Metroplan aguardando avaliação e liberação desde o início do ano, isso representa mais de 55% das solicitações encaminhadas neste período.
Sendo 153 cadastros de fevereiro, 156 cadastros de março, 10 cadastros de abril, 51 cadastros de maio, 26 cadastros de junho e 67 cadastros do mês de julho agora.
Devido ao avanço da vacinação, diminuição dos casos de covid e da flexibilização das regras de distanciamento social, muitas atividades curriculares estão retornando tanto na rede pública ou privada.
Por esta razão a AERGS, encaminhou na quarta-feira (28/6) um ofício a Metroplan solicitando uma reunião para tratar sobre a liberação do benefício do Passe Livre Estudantil aos seus colegas que já encaminharam seus comprovantes e ainda não tiveram nem seus documentos analisados.
Muitos destes colegas arcando com muita dificuldade o seu transporte tendo o direito ao benefício do Passe Livre Estudantil ou tendo que interromper os seus estudos.
A AERGS ainda conta com o desencontro das informações referente o atendimento da equipe do Passe Livre Estudantil, coordenação do Programa e do SAC da Metroplan 08005104774 que muitas vezes confunde os estudantes e cria mais descontentamento referente ao programa.
Além disso, relatam terem recebido relatos de inúmeros colegas que tiveram seu cadastro apto no primeiro semestre mas não receberam os vales/tickets para fazer o uso do Passe Livre Estudantil nas linhas que ainda não contam com o sistema de bilhetagem implantada, criando uma grande frustração aos nossos colegas.
Além destes problemas, os estudantes estão enfrentando dificuldades na utilização do seu benefício, pois algumas empresas alegando baixa demanda, ou a falta de interesse na operação de algumas linhas acabam não fazendo o transporte como devia, estando o estudante apto no sistema, com os vales/tickets na mão.
A entidade está tentando solucionar junto a Metroplan estes problemas, buscando dialogar com o Governo do Estado, para buscar juntos soluções a fim de garantir aos estudantes gaúchos o seu acesso ao Programa Passe Livre Estudantil.
Temos que unir esforços conjuntos para que tal programa atenda as necessidades de nossos colegas e que neste próximo período que vem pela frente possamos garantir cada vez mais estudantes dentro das salas de aulas e terminando seus estudos dentro dos anos adequados.
Mais Informações sobre o Programa Passe Livre Estudantil acesse www.passelivrers.com.br
Informações: Redes sociais da AERGS