O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, apontando risco de temporal na Região Metropolitana, No Vale do Caí, no Norte, na Serra, no Litoral Norte, no Noroeste, na Região Central e em parte da Fronteira Oeste.
Segundo o instituto, as rajadas de vento podem atingir até 100 km/h nas áreas que integram o alerta. Com isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. Nas demais áreas, a previsão é de chuva de intensidade moderada a forte. De acordo com a Climatempo, o maior volume de chuva está previsto para o Vale do Rio Pardo: 78mm (cerca de 43% do previsto para outubro). No Vale do Caí, a previsão é de 55mm.
Ao amanhecer, Caçapava do Sul, na Campanha, e Pedras Altas, no sul gaúcho, marcaram 7°C, a mínima do Estado. À tarde, os termômetros do Norte, registram a máxima do dia, 27°C. A variação térmica no Vale do Caí fica entre 16°C e 25°C.
Pouca coisa deve mudar para a quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. A chuva persiste com intensidade moderada a forte em praticamente todo o território gaúcho. A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) do Estado divulgou um alerta para risco de temporal em grande parte do território gaúcho na quarta (11) e quinta-feira (12).
A exceção fica para a Fronteira Oeste e para o Sul, áreas em que o sol deve aparecer entre nuvens. Bom Jesus, na região serrana, registra o maior volume de chuva: 65mm (em torno de 36% do previsto para o mês). No Vale do Caí, chove 25mm.
Segundo os meteorologistas, a Campanha, deve registrar a menor temperatura do dia 11°C. Já a máxima, 24°C, está prevista para a Região Norte. No Vale do Caí, os termômetros vão de 14°C a 18°C.
Fonte: Climatempo