O cenário fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse, neste domingo (14), dois alertas de perigo para o Estado, que têm validade até o fim de terça-feira (16). A partir de quarta-feira (17), no entanto, o tempo deve ficar firme.
Na segunda-feira (15), a previsão é de tempo instável, assim como visto neste domingo (14). Na faixa oeste gaúcha, a condição será de muita nebulosidade e chuva frequente, com alerta de temporal.
Em todas as demais áreas, a previsão é de bastante nebulosidade, chuva e poucos momentos com sol. O volume mais elevado de chuva deve ser registrado nas regiões das Missões, Sul e Campanha.
Na terça (16), o tempo deve permanecer instável. A formação de um ciclone extratropical (ainda distante do RS) e também a presença de um cavado meteorológico irá favorecer a formação de nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul, conforme o Climatempo.
No Norte, na Serra e no Vale do Caí, a chuva pode começar já pela manhã de terça e se prolongar até a noite, intercalando períodos de melhora. No oeste do Estado, não deve chover e o dia terá variação na nebulosidade, com alguns períodos de céu nublado.
No Sul, Campanha, Noroeste e áreas centrais, a chuva marca a manhã, mas vai perdendo a intensidade e parando até a noite.
Fonte: Climatempo