Segundo a Climatempo, todo o Estado fica em alerta para risco de temporal, com chuva de intensidade entre moderada e forte, acompanhada de rajadas de vento de até 60 km/h e descargas elétricas.
As precipitações ocorrerão ao longo do dia no Sul, no Litoral Sul e na Campanha. Já na Região Metropolitana, no Vale do Caí, no Norte, no Nordeste, na Região Central e na Fronteira Oeste, chove em forma de pancadas, alternando com períodos de céu nublado.
A mínima do dia no Estado foi marcada em Pedras Altas, no Sul com 8°C. Já a máxima, 35°C, ocorre no Norte. No Vale do Caí, os termômetros variam entre 19°C e 25°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, um laranja e outro amarelo, para risco de temporal em quase toda a extensão do RS nesta quarta-feira. O marcador laranja é válido até as 10h, quando tem início o amarelo e segue até as 23h59min. Segundo o instituto, existe possibilidade de chuva com volume entre 30mm e 60mm por hora ou 50mm e 100mm ao dia, vento de até 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
A chuva deve persistir nesta quinta-feira (21) devido a uma combinação de fatores: a passagem de uma nova frente fria e de um fluxo de ar quente e úmido vindo do norte do Brasil. Na Região Central e na Metade Norte, as precipitações devem ter intensidade fraca e moderada, existindo a chance de queda de raios. Já na metade sul do Rio Grande do Sul, a instabilidade ocorre entre períodos de céu nublado.
A mínima, de 10°C, ocorre em Pedras Altas, no Sul. A máxima vai ser registrada no Norte com 36°C. No Vale do Caí, a variação térmica fica entre 18°C e 26°C.
Fonte: Climatempo