No Ar :

Baixe nosso app

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Últimas Notícias:

Dia 22 de julho na história

22 de julho é o 203.º dia do ano no calendário gregoriano (204.º em anos bissextos). Faltam 162 para acabar o ano.

1706 — O Tratado de União de 1707 é acordado pelos comissários do Reino da Inglaterra e do Reino da Escócia, que, quando aprovado pelos Parlamentos de cada país, levará à criação do Reino da Grã-Bretanha.

1793 — Alexander Mackenzie chega ao Oceano Pacífico tornando-se o primeiro humano registrado a completar um cruzamento transcontinental da América do Norte.

1795 — Assinado o Tratado de Paz da Basileia entre a França e a Espanha.

1797 — Batalha de Santa Cruz de Tenerife: batalha entre forças navais britânicas e espanholas durante as Guerras revolucionárias francesas. Durante a batalha, o contra-almirante Nelson teve um dos braços parcialmente amputado.

1802 — Imperador Gia Long conquista Hanói e unifica o Vietnã, que experimentava séculos de guerra feudal.

1839 — Proclamação da República Juliana, em Laguna, Brasil, pelos revolucionários farroupilhas.

1894 — Realizada na França a primeira corrida automobilística entre as cidades de Paris e Ruão.

1946 — Atentado do Hotel King David: uma organização clandestina sionista, o Irgun, bombardeia o Hotel King David em Jerusalém, sede da administração civil e quartel-general militar do Mandato Britânico da Palestina, resultando em 91 mortes.

1976 — O Japão conclui sua última reparação às Filipinas por crimes de guerra cometidos durante a conquista imperial do país pelo Japão na Segunda Guerra Mundial.

2003 — Membros de uma divisão de assalto aéreo do Exército dos Estados Unidos, auxiliados por Forças Especiais, atacam um complexo no Iraque, matando os filhos de Saddam Hussein: Uday e Qusay, juntamente com Mustapha Hussein, filho de 14 anos de Qusay, e um guarda-costas.

2005 — Jean Charles de Menezes é morto pela Polícia Metropolitana de Londres ao ser confundido com o terrorista responsável pelos atentados de 7 de julho de 2005 em Londres.

2009 — A Ásia acompanha o maior eclipse do século XXI.

2011 — Atentados na Noruega: primeiro uma explosão de uma bomba que atingiu prédios do governo no centro de Oslo, seguida por um massacre em um acampamento de jovens na ilha de Utøya.

Datas comemorativas

Dia Mundial do Cérebro: O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados. Alguns animais primitivos como os celenterados (água-viva e pólipo) e equinodermas (estrela-do-mar) possuem um sistema nervoso descentralizado sem cérebro, enquanto as esponjas-do-mar não possuem sistema nervoso. Nos vertebrados o cérebro localiza-se na cabeça protegido pelo crânio, próximo aos aparatos sensoriais primários: visão, audição, equilíbrio, paladar e olfato.

Cérebro de um chipanzé

Dia da Manga (fruta): A manga é o fruto da mangueira (Mangifera indica L.), árvore frutífera da família Anacardiaceae, nativa do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil, em Angola, em Moçambique, Portugal e Espanha.

Manga verde

Dia da Aproximação do Pi (22/7 = 3,14285714): Na matemática, o número é uma proporção numérica definida pela relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro; por outras palavras, se uma circunferência tem perímetro {\displaystyle p}p e diâmetro {\displaystyle d}d , então aquele número é igual a {\displaystyle p/d}{\displaystyle p/d}. É representado pela letra grega π. A letra grega π (lê-se: pi), foi adotada para o número a partir da palavra grega para perímetro, “περίμετρος”, provavelmente por William Jones em 1706, e popularizada por Leonhard Euler alguns anos mais tarde. Outros nomes para esta constante são constante circular ou número de Ludolph.

Este é o símbolo do PI

Dia do cantor lírico: Para falar sobre o canto lírico, precisamos falar que existem dois tipos de cantos principais: o popular e o lírico. Sendo o popular o canto mais comum escutado e divulgado pelas rádios e shows em muitos países, pois o canto erudito (lírico) levou séculos para se tornar “popular” entre as pessoas que não eram da nobreza ou igreja. O canto lírico é principalmente conhecido pelos cantores de óperas e cantos sacros. O canto lírico privilegia um trato vocal (espaço compreendido entre as pregas vocais e os lábios) mais alongado e utiliza tessituras mais agudas.

Dia do trabalho doméstico: Empregado doméstico ou trabalhador doméstico é uma pessoa que trabalha no âmbito de uma residência. Os trabalhadores realizam uma variedade de serviços, como por exemplo: caseiros, faxineiros, cozinheiros, babás, motoristas, etc.

Aniversário da cidade de Anajatuba – Maranhão: Anajatuba é um município brasileiro do estado do Maranhão, Região Nordeste do Brasil e que fica localizada na mesorregião Norte Maranhense e microrregião Baixada Maranhense, e tem suas terras banhadas pelo rio Mearim a norte.

Anajatuba – MA

Aniversário da cidade de Trombudo Central, Santa Catarina (1959): Trombudo Central é um município brasileiro do Estado de Santa Catarina. Uma das primeiras referências ao nome Trombudo datam de 5 de maio de 1791. Naquela data o capitão-mor de Lages remeteu ao governador de São Paulo o “auto de demarcação, em 30 de abril, no novo caminho, que da Villa de Lages vai para Santa Catarina, do lugar Serra do Trombudo até onde chegava o limite da Capitania de São Paulo; demarcação a que assistiu um agente por parte de Santa Catarina”. O nome Trombudo Central é devido ao encontro entre o rio braço do trombudo e o rio trombudo alto, que formam um desenho similar a uma tromba.

Trombudo Central – SC

Aniversariantes:

Rafael Rosa

Matheus Ferreira

Natália Garcia

Ney Franco, treinador de futebol brasileiro.

Selena Gomez, atriz e cantora estadunidense.

Marília Mendonça, cantora brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *